Homenagem a Zé Paulo, um cantor das lutas do povo

O Vida no Sul hoje quer prestar uma homenagem ao nosso grande amigo José Paulo Dellagerisi, mais conhecido como Zé Paulo. Agricultor, batalhador pelo direito à terra, pai, companheiro, irmão, gaiteiro e cantor que animava assentamentos rurais em luta, ele faleceu na madrugada de hoje (22), no hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas (RS), onde estava internado buscando recuperação de um AVC que sofrera em fevereiro deste ano.
 
Estava com seus 63 anos de idade e era conhecido por sua sensibilidade, de um amor profundo pela vida, um cara simples e alegre. A gaitinha ponto era uma de suas marcas. E era com um acordeon que, no decorrer de sua vida, circulou entre diversos acampamentos da Reforma Agrária, levando alegria aos companheiros e companheiras que faziam sua luta por dignidade e direito à terra.
 
Zé Paulo mostrou esse seu talento algumas vezes no programa Vida no Sul. Irmão de Antônio Gringo, ele chegou até mesmo a apresentar o programa especial de Páscoa de 2016, ao lado do casal Gringo e Regina. Foi um lindo e atual programa, diga-se de passagem, pois falava da importância de cuidarmos do meio ambiente (clique aqui para assistir). Esteve em outras ocasiões também, sempre com sua irreverência e jeito leve de ser, volta e meia tocando uma música que havia composto junto do seu irmão, a “Dá Risada Nego Veio”.
 
Natural de Rodeio Bonito, ele viveu por anos em Hulha Negra, onde foi assentado da Reforma Agrária. Há cerca de dez anos, havia se mudado para Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita (Coopan), em Nova Santa Rita, onde vivia até então com sua esposa, Reni Rubenich. Nos últimos anos, animava os encontros do grupo de terceira idade da cooperativa e havia formado um grupo de música para ensinar às crianças seu legado de promover alegria ao povo que luta por um mundo melhor.
 
Além dos fãs e amigos, ele parte deixando esposa, 3 filhos e 2 enteados, pessoas a quem a equipe do Vida no Sul envia seu abraço carinhoso e de forças em apoio ao momento de tristeza. Para quem sentir de prestar suas últimas homenagens e apoio aos familiares, o velório está acontecendo na Coopan, em Nova Santa Rita (RS), e o sepultamento ocorre hoje, às 17h, no cemitério municipal do mesmo município.
 
Seguimos em frente nos inspirando na força e alegria de Zé Paulo. Como nossa homenagem, ficamos com ele cantando “Dá Risada Nego Veio”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *